26 May 2013 valessio   » (Apprentice)

Compartilhado nas redes sociais

  • Cientistas dizem que em breve poderemos regenerar membros perdidos. O que pode dar errado?

    The Lizard

    Peço desculpas pela piada rasa mas admitam, a associação era inevitável. Brincadeiras à parte, pesquisadores australianos (tinha que vir de lá, a Terra dos Monstros) divulgaram um artigo onde relatam ter isolado uma célula fundamental para a regeneração de membros em salamandras, e que futuramente poderia fazer o mesmo em humanos.

    Nós sabemos que as lagartixas e outros répteis conseguem regenerar as caudas, mas as salamandras vão além: elas são capazes de reconstruir qualquer parte do corpo danificada – desde membros a órgãos e estruturas internas, como coração e a espinha dorsal – até mesmo partes do cérebro. Mais importante, o tecido regenerado é exatamente igual ao original, não restando nenhuma marca (não vou citar o Wolverine porque já tem Marvel o suficiente neste post).

    Segundo o dr. James Godwin e sua equipe do Monash University’s Australian Regenerative Medicine Institute, a chave está nos macrófagos: grandes células do sistema imunológico que junto aos leucócitos trabalham na defesa do organismo contra corpos estranhos – elas são responsáveis por devorar (em termos científicos, fagocitar) elementos invasores. No caso das salamandras, eles possuem um papel importante na forma que o organismo se organiza para iniciar o processo de regeneração.

    Os cientistas removeram todos os macrófagos dos espécimes e constataram que, após isso, eles perderam completamente a capacidade de regeneração. Se tornaram como nós, desenvolvendo inclusive um processo de cicatrização. Ao devolver as células as salamandras tiveram sua habilidade completamente restaurada. O estudo foi publicado na PNAS.

    O próximo passo é determinar se as substâncias produzidas pelos macrófagos são os responsáveis pela regeneração e, caso positivo, fazer engenharia reversa e aplicar esse tratamento em humanos, que poderia não só ajudar em problemas como fibrose e tratamento de cicatrizes, como muito provavelmente regenerar membros perdidos e tecidos mais complexos danificados, no caso de lesões na espinha e danos cerebrais severos.

    Fonte: io9.

Atenção: O conteúdo desta postagem é automática e contém o resumo diário das minhas atividades nas redes e recortes de outros sites ou blogs.

flattr this!

Syndicated 2013-05-26 02:31:42 from ValessioBrito.com.br » Blog

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!