26 Mar 2012 valessio   » (Apprentice)

Links compartilhados

  • Por que a página de Nova Aba do Firefox está vazia

    Página de "Nova Aba" em diferentes navegadores

    Conta o blog da Mozilla que a decisão de deixar a página de Nova Aba do Firefox em branco foi feita após muita pesquisa com os usuários. Quando você abre uma nova aba em outros navegadores (como o Chrome e o Safari), eles mostram uma página especial de Nova Aba que apresenta links para os websites que você mais acessa – ou que acessou recentemente.

    A iniciativa partiu da suspeita que muita informação naquela página acabaria distraindo os usuários de chegarem no destino que eles pretendiam ao abrirem a nova aba. A partir de análise das métricas do navegador (em um programa piloto chamado Test Pilot, que eles realizam com cerca de 3 milhões de usuários), eles perceberam alguns dados interessantes que mais para frente ajudarão a comprovar -ou não- a suspeita.

    Diariamente, um usuário médio do Firefox:

    • Abre 11 novas abas
    • Carrega 7 páginas
    • Visita 2 domínios únicos
    • Visita 2 páginas em uma mesma aba antes de fechá-la

    O bacana é que eles conseguem medir COMO as pessoas acessam um site ao abrirem uma nova aba – seja digitando a URL na barra de endereços, usando o autocomplete, usando o dropdown com os endereços mais recentes ou mesmo digitando algo no campo de busca que fica logo à direita da barra. Veja abaixo:

    Métodos de navegação mais usados

    A pesquisa ainda está em andamento e o próximo passo consiste em testar diferentes variações para a página de Nova Aba, que por enquanto está em branco.

    Se você quiser acompanhar o andamento dessa história, vale seguir o blog do projeto Test Pilot da Mozilla. É nesse teste que eles vão descobrir se o excesso de informação na nova aba pode realmente atrapalhar o usuário ou não. E quem sabe daqui a algumas semanas essa página não estará mais vazia :)

Syndicated 2011-10-07 02:30:21 from ValessioBrito.info » Blog

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!