25 May 2011 valessio   » (Apprentice)

Links compartilhados

  • Campanha com antiZombie para kit de emergência
    URL:  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/orgao-de-saud…  Acho que usar Zombie em uma campanha divertida para doação de orgãos também deve cair bem a essa “nova galera” plugada na internet.
  • Polêmica do dia: GNOME vai ter suporte só para Linux? (acho que não)
    Shared by Valessio
    Caso isso seja “verdade”, o Debian que tem por “padrão” o gnome, deve incorporar outro ambiente gráfico.. Já que se trata de um sistema operacional para diferentes kernels, não somente Linux.

    Essa é uma daquelas matérias difíceis de cobrir: alguns desenvolvedores disseram algo, outros sites publicaram passando a impressão a alguns leitores que quem “disse” foi o projeto GNOME e, para completar, um dos tais desenvolvedores já se desdisse (parcialmente).

    Resumindo: houve manifestações dizendo que chegou o momento de o GNOME adotar o systemd como dependência externa (o que só o manteria compatível com o Linux), e conduzindo à conclusão (também expressa por ele mesmo) que o futuro do GNOME é como um sistema operacional próprio, baseado no kernel Linux, e não como uma camada adicional cujos desenvolvedores precisam manter compatível com múltiplos kernels e camadas intermediárias.

    Mas na mesma discussão também foi dito que a natureza do GNOME como código aberto permitiria que os interessados em manter a compatibilidade com outros sistemas (BSDs, Solaris, etc.) certamente poderiam fazê-lo, se a mudança realmente ocorrer. E um dos autores dos posicionamentos polêmicos até esclareceu como essa compatibilidade poderia ser mantida, e na mesma ocasião respondeu a uma série de questionamentos sobre a polêmica. (via phoronix.com)

  • Exemplo do uso das Redes Sociais para o Bem
    Não sei se ainda o relato abaixo é algum Viral ou ação de alguma Veterinária lá no Rio de Janeiro… Mas fui “vítima” de clicar em “Compartilhar” e replicar a mensagem que um lindo cão estava precisando de alguém para adotar, caso contrario o mesmo seria sacrificado. Enfim, é interessante notar que horas depois, menos de [...]
  • Bitcoin quer ser a verdadeira moedinha virtual

    Existem diversos sistemas de “moeda virtual” que dão aquela forcinha na hora de realizar compras online. Em vez de digitar o número do seu cartão em qualquer .com por aí, esses sistemas, cujo maior expoente é o PayPal, requer apenas dois cliques.

    Tudo acontece automagicamente. Após confirmar a compra, o PayPal e seus similares debitam o valor gasto dos créditos da sua conta ou, na falta desses, na fatura do seu cartão de crédito, e a transação é concluída com sucesso.

    Parece muito moderno, e é! Mas no meio de campo temos as instituições bancárias, as mesmas que no século passado registraram movimentações da poupança numa caderneta de papel e que, até hoje, arrancam o couro dos pobres coitados que recorrem ao cheque especial.

    Bitcoin, a moeda virtualCom a proposta de ser, verdadeiramente, a moeda virtual definitiva, surgiram as Bitcoins. Não há intermediários aqui, todas as trocas entre as pessoas é feita de forma direta, num esquema meio P2P. Existe um software, open source e com versões para Windows, Mac OS X e Linux, para controlar as finanças e enviar/receber Bitcoins.

    O detalhe mais… curioso, porém, é na forma como as moedinhas são criadas. No mundo real, o dinheiro sempre vem em troca de alguma coisa: pedras preciosas, bens de consumo, alimentos, força de trabalho. As Bitcoins, não. Elas são criadas num esquema de “mineração virtual”, que utiliza o processamento dos próprios computadores para “cunhar” as moedas. Esse monte de aspas não é acidental e, sim, eu também levantei uma sobrancelha ao ler isso.

    Essa forma de geração garante um certo controle sobre a economia das Bitcoins. Seus criadores garantem que jamais existirão mais de 21 milhões delas, e na medida em que mais pessoas entrarem na brincadeira, o processo de mineração ficará menos e menos rentável. Dessa vez, pelo menos nesse aspecto, early adopters têm boas chances de se darem bem.

    Ok, tudo muito lindo, mas o que dá para comprar com as Bitcoins? As lojas virtuais, obviamente, têm que estar adaptadas para essa nova moeda. A wiki do serviço traz uma seção com um punhado delas que já estão adaptadas. Tem desde desenvolvedores de games independentes, passando por lojas de camisetas, livros e até serviços de hospedagem. Pela periculosidade do esquema, diria até que o rol de lojas é bastante grande.

    Com a promessa de ser para a economia o que a web foi e ainda é para a publicação de conteúdo, os objetivos das Bitcoins são bem ousados e, caso eles ganhem visibilidade e angariem usuários, não duvido nada que governos e grandes instituições criem barreiras para a sua utilização.

    Em 2009, existiam 41 moedas alternativas no Brasil, todas com o aval do governo. O objetivo delas é fomentar a economia local, de bairros e pequenas cidades, incentivando o gasto no comércio da região. Será que as Bitcoins podem entrar nesse contexto, servindo de moeda corrente para transações na “região Internet”? Ou o fato de não gerar o pagamento de impostos trará problemas às Bitcoins? O que você acha?

    Com informações do Gizmodo.

Syndicated 2011-05-20 20:30:44 from ValessioBrito.info

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!