18 Oct 2009 marcioandreyoliveira   » (Journeyer)

Apimentando seus projetos


Sou um hobbista das antigas. Eu me divirto muito montando meus projetos e por isso nunca fui um grande fã das simulações de circuitos. Montar pra valer é muito mais divertido do que apenas simular.

Infelizmente, como já escrevi anteriormente aqui, a Eletrônica é muito mais cara que a programação. Para ter um bom laboratório tu precisas, pelo menos, de um bom osciloscópio, de duas fontes de tensão estabilizada de 0-30 VDC com limitação de corrente e capacidade de fornecer de 0 a 3A, de um gerador de sinais, um multímetro e de um monte de ferramentas e componentes.

O problema é que isso custa dinheiro. Mais do que estou disposto a gastar no momento. Então, para economizar algum dinheiro e ao mesmo tempo manter o estudo e o desenvolvimento dos meus circuitos, eu decidi usar o SPICE.

O SPICE, meu amigo, é uma ferramenta de simulação de circuitos que é muito útil durante o ciclo de desenvolvimento. O uso do SPICE vai me permitir corrigir meus projetos antes mesmo que eu tenha que usar um único resistor. Assim eu vou poder testar várias configurações e escolher a melhor ao mesmo tempo em que mantenho os custos baixos.

Há muitos programas que são capazes de simular os modelos do SPICE. Eu escolhi o LTSpice da Linear Technologies por várias razões: ele é confiável, há muitos usuários do LTSpice que podem me ajudar a resolver meus problemas, ele inclui uma ampla variedade de projetos pré-prontos que faz com que seja mais fácil aprender a usá-lo, há vários tutoriais sobre ele na internet, ele é rápido e de graça. E ainda tem mais. Apesar de ter sido escrito para Windows, ele roda perfeita mente bem no Linux (graças ao WINE). E isso é essencial para mim.

Eu vou escrever tudo que eu aprender durante o meu estudo sobre a simulação com o SPICE.

Nota: Infelizmente não encontrei nenhum livro em português sobre SPICE. Assim, se quiseres conhecer um pouco mais a fundo esse assunto, terás que adquirir livros em inglês. Podes comprá-los aqui no Brasil ou no exterior.

Syndicated 2009-10-18 22:13:00 from Marcio Andrey Oliveira

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!