21 Mar 2007 jarod   » (Journeyer)

Cartões Postais e Outros Presentes

"Eu estava mais interessado em ver onde as pessoas estavam usando o Linux. Em vez de dinheiro, preferi cartões-postais. E choveram, cartões - da Nova Zelândia, do Japão, da Holanda, dos Estados Unidos. (...) Os cartões-postais chegavam às centenas e não tenho idéia do que aconteceu com eles. Devem ter desaparecido em uma de minha mudanças. Avuton diz que eu sou a 'pessoa menos nostálgica' que ele já conheceu." (Linus Torvalds, em Só por prazer - Linux - os bastidores de sua criação (editora Campus)

Hoje quase todo mundo (inclusive eu) tem adsense. E quase toda página de projetos de software livre (pelo menos as internacionais) tem um botão do paypal para você doar algo para o projeto. Eu, como não ando tendo muito dinheiro para doar, faço minha doação em código e em relatórios de bugs, sempre que possível. Além disso, colaboro publicando textos, dicas e trechos de código no meu site.

Nunca esperei receber nada por isso (exceto, talvez os guias rápidos pelas minhas dicas publicadas no dicas-l, e é claro um pouco de reconhecimento. Quem não gosta disso?). Até que duas semanas atrás, um amigo (que prefere manter-se anônimo) que utilizou alguns códigos publicados quis me presentear! Após alguns dias, recebi os dois livros que escolhi: Criando páginas web com CSS (de Andy Budd, Camron Moll e Simon Collison - editora Prentice-Hall) e SQL, Curso Prático (Celso H. Poderoso de Oliveira - editora Novatec). Em breve farei uma resenha de ambos, mas posso adiantar que ambos são muito bons!

Muito tempo atrás, eu comprei (por uns 2 ou 3 reais) o livro "OS/2 para leigos". No final do livro, ele tinha um espaço em branco para escrever com um cabeçalho mais ou menos assim: "cara que conhece de computador pra me dar uma mão" e na outra coluna "lanche favorito para suborno". Apesar da palavra suborno parecer um pouco pejorativa, tenho que admitir: nós, programadores e curiosos de computador somos de fato, subornáveis. E contribuir financeiramente com um software que você usa, não é tecnicamente um suborno. (A não ser é claro, no caso do vim, onde só tem direito a voto quem fizer uma doação. Mas isso ainda não é suborno: se fosse livre pra todo mundo sugerir algo, virava uma casa da mãe Joana. Além disso, a doação será destinada ao projeto de ajuda para as crianças de Uganda) Para citar um exemplo famoso, o Augusto Campos, do br-linux, faz doações periódicas a vários projetos (veja por exemplo, a campanha de doações para a wikipedia).

Talvez com isso, seja hora deu perder a vergonha na cara e publicar minha wishlist no submarino. E segundo o Nando Vieira, que fala sobre adsense entre outras coisas em um podcast, eu deveria blogar sobre o RBD para aumentar meus lucros com o adsense. Mas continuarei blogando sobre programação, tecnologia, python e outras coisas que eu gosto de ler, e que eu imagino que vocês apreciem também!

Syndicated 2007-03-21 17:13:57 from VarDump

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!