29 Jun 2010 jarod   » (Journeyer)

Musescore - Software livre de composição e partitura musical

Após alguns anos sem mexer com música no computador, esse ano eu estou retornando as atividades, mergulhando (de volta!) no mundo dos sequenciadores, DAW, VST e VSTi. Aliás, para alguém que está afastado como eu as coisas mudaram muito. Por exemplo, eu mexia com cakewalk na época que ele trabalhava quase que apenas com MIDI, e VST nem existia naquela época (conseguem chutar um ano pra isso?). Hoje em dia, no mesmo software eu posso abrir uma pista pra MIDI, outra pra áudio, e ainda outra pra VSTi. É uma mudança de paradigma enorme!

Nessa leva, eu acabei fazendo o download de um software livre para edição de partitura, o MuseScore, que atualmente está na versão 0.9.6. Para quem tinha alguma experiência com versões jurássicas do Encore, achei um software bem amigável e evoluído. Da própria página do projeto, seguem as informações:

  • WYSIWYG, as notas são inseridas em uma "partitura virtual"
  • Número ilimitado de pautas
  • Até quatro vozes por pauta
  • Entrada rápida e fácil de notas com mouse, teclado ou MIDI
  • Sequenciador integrado e software sintetizador FluidSynth
  • Importação e exportação para MusicXML e Standard MIDI Files
  • Código independente de plataforma, binários disponíveis para Windows, Mac e Linux
  • Traduzido para 26 idiomas
  • Distribuído sob licença GNU GPL

Ele pode tocar as músicas via o próprio soundfount que vem com ele, ou se você tiver um soundfount de melhor qualidade pode configurá-lo para uso também. Com esse mesmo soundfount, ele pode exportar a partitura direto para um arquivo wav ou ogg (senti a falta do formato mp3, mas é fácil converter o wav para mp3).

Fora a minha falta de habilidade com o processo (tem trocentos anos que eu não editava uma partitura no computador, no máximo escrevia algo à mão), o programa funcionou bem, sem travamentos, foi relativamente fácil de usar e para mim, escrever uma partitura e estudar um pouco de música de novo tem sido bem divertido. É isso!

Texto publicado em music.waltercruz.com.

Syndicated 2010-06-29 12:48:00 (Updated 2010-09-02 19:57:07) from devlog

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!