5 Sep 2008 jarod   » (Journeyer)

V8 x Tracemonkey

Ok, depois de compilar o v8, eu pensei: e agora? Após ler sobre o tracemonkey, minha idéia caiu no seguinte: eu compilo o tracemonkey e faço testes com ambos.

Eu adaptei o shell script que roda o benchmark do tracemonkey para rodar o mesmo benchmark, só que usando o v8.

chrome teste 1

chrome teste 2

chrome teste3

Sobre as duas VMS:

  • O líder do desenvolvimento do V8 é Lars Bak, que foi o líder técnico do Strongtalk e do HotSpot (Java) e também um grande contribuidor da maquina virtual original do Self. Segundo o projeto, o V8 é otimizado para acesso de propriedades e tem um coletor de lixo agressivo.
  • O Tracemonkey usa código do Tamarin, a máquina virtual de JavaScript da Adobe, que doou o código para a Mozilla Foundation. A otimização e o JIT é feito usando um processo chamado Tracing Trees. Se você estiver disposto a ler um paper comprido, complicado e interessante, pode ler o Incremental Dynamic Code Generation With Trace Trees.

No geral, o tempo total dos testes foi menor para o tracemonkey, embora comparando os quadros, não teve uma máquina virtual que tenha vencido em todos os testes.

Os testes foram feitos usando a revisão 110 do v8 (disponível em http://v8.googlecode.com/svn/trunk) e a revisão db4260e7ee13 do tracemonkey (disponível em http://hg.mozilla.org/tracemonkey/), e foi usado o próprio benchmark do tracemonkey para testar as duas VMs.

Agora a pouco, eu refiz os testes com as últimas versões das máquinas virtuais, e os resultados se alteraram um pouco:

chrome_v8_0last

chrome_v8_1last

chrome_v8_2last

Diferente do teste do Brendan Eich, foi testado apenas VM e não o desempenho dela dentro do navegador, mas no geral, os resultados do meu teste aqui condizem com o dele.

Mais sobre o v8 e assuntos relacionados

Syndicated 2008-09-04 14:37:19 (Updated 2008-10-01 14:27:33) from devlog

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!