23 Nov 2010 ebf   » (Master)

TEDx Amazônia

Como já disse no post anterior, o TEDx Amazônia foi um evento indescritível. A qualidade dos palestrantes, da organização, do publico e da estrutura ajudaram a este developer, entrar numa fase de profunda reflexão e análise pessoal.

Após duas semanas do evento, as idéias continuam a germinar. E agora já sinto mais a vontade para compartilhar minhas impressões “pós-evento”. Vou falar um pouco do que mais me tocou e como foi a experiência lá.

Esse foi meu primeiro evento TED e gostei muito do formato. O fato de que os palestrantes e platéia se misturam completamente foi algo que eu deveria estar melhor preparado!

Encontramos o Michael Braungart no barco rumo ao evento. Fico muito triste de não ter puxado uma conversa com ele lá, pois a apresentação dele foi genial. Redefiniu, para mim, o que é ser sustentável ou “estúpido”. Um dos melhores trechos de sua apresentação:

Sustentável? Isso é bom? Já pensaram alguém perguntar “Como vai seu relacionamento?” e responderem: “Sustentável”. Isso é estúpido!

Nas palavras dele, aprendi que devemos ter uma pegada positiva com a Natureza e não negativa, ou “zerada”. Fazer menos mal, não. Fazer o bem, o certo pela Natureza. Uma curiosidade interessante (obrigado @AlineMary!): O livro dele Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, é feito de um papel sintético facilmente reciclável, sem utilizar árvores. Isso sim é um cara que segue o que diz.

Durante uma das refeições no evento, um senhor pede licença para entrar na fila. É estranho como gigantes do pensamento podem ser tão simples! Esse senhor era “apenas” Enrique Leff. A nova racionalidade proposta por ele até agora está fazendo minha cabeça girar. E ainda ele é um cara super simples e acessível! Sua frase inicial “A humanidade errou o caminho de construção da civilidade” já bateu forte. @AlineMary e eu estamos debatendo e planejando estudar muito, além dos 15 minutos que ele falou. Edgar Morin, nos vemos em breve! :)

Ver, por exemplo, Bernardo Toro brincar de dançar Thriller durante a apresentação do Magnólio foi surreal. Falando em Bernardo Toro, seu ”Saber Cuidar” calou fundo. Hoje somos máquinas produtoras de trabalho e esquecemos de cuidar. Cuidar da mente, do espírito, do corpo. Das pessoas próximas, dos conhecidos e dos desconhecidos. Isso cai como uma luva para nossa civilização, tão individualista e egoísta.

A palestra de Zach Lieberman foi libertadora. Para mim tecnologia sempre foi sinônimo de ganho financeiro. Uma boa idéia para ganhar muito dinheiro. Zach mostrou que tecnologia é dar poder para as pessoas. E pode, também, ajudar pessoas. No caso do grafiteiro Temptone, que pôde voltar a fazer sua paixão graças ao trabalho dele. Veja no vídeo abaixo:

Mais informações sobre o projeto em http://www.eyewriter.org

A apresentação do Sérgio Laus, o surfista de pororoca, foi interessantíssima. O impacto do esporte nas comunidades ribeirinhas é positivíssimo, apesar de que nunca pegaria uma onda num tsunami de água doce… :)

Aaron Koblin mostou que a arte pode nascer do trabalho coletivo. Achei incrível como utilizou o Turk da Amazon para trabalhos impressionantes de arte coletiva.

Joan Roughgarden fez um contraponto forte a Darwin em sua apresentação. Mostrou como a sexualidade aproxima bandos de diversas espécies, independente do sexo/gênero. Destruiu o conceito da fêmea tímida e do macho promíscuo. Iluminador e esclarecedor, principalmente na nossa sociedade sexista e preconceituosa.

Thiago de Mello me deu calafrios. Com sua voz suave e as palavras fortes, declamando uma nova versão de seu famoso “Estatutos do Homem”… incrível.

André Abujamra, como sempre, foi ímpar. Apesar dos deslizes no começo da apresentação por parte da produção, começou sua música a cappella e deixou todo mundo boquiaberto.

Sempre fui muito competitivo e o tal do “próximo”, seja ele uma pessoa ou a natureza, sempre foi algo muito abstrato e intangível. Esse evento mudou essa realidade pra mim, mudou minha escala de prioridades. Vivemos num mundo tão consumista que não vemos o que isso está causando ao “próximo”.

Mal posso esperar a começar a agir.

Hotel Amazon Jungle Palace, sede do TEDx Amazônia
Minha Credencial - sim, erraram o nome da A&D :)
Enrique Leff
Almoço. Servidos? :)
Platéia TEDx
Aaron Koblin - Fenomenal
Suely Carvalho
Suely Carvalho mostrando o valor das parteiras e da dignidade, beleza e naturalidade do parto normal.
André Abujamra detonando
Diana Whitten - \
André Abujamra detonando
Paul Bennett, da Ideo
Edgard Gouveia Jr - \
Lama Samten
Paulo Arruda
Zach Lieberman - Essa apresentação mudou minha visão
Michael Braungart - Palestra Brilhante
Filipe Milanez denunciando genocídio dos Índios Kawahiva
Bernardo Toro
Lucas Santtana
Lucas Santtana
Poste de Luz
Leito seco do Rio Negro
José R. Fonseca
Nosso pequeno transfer.
Alexandre Siqueira
O gigante Thiago de Mello

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!