27 Oct 2010 ebf   » (Master)

CherryPy – WebApps com recheio

Sou um cara das “antigas”. Comecei a programar para web na época que Perl era algo novíssimo e revolucionário, Guido van Rossum ainda não estava envolvido com cobras e o Netscape Enterprise Server era o que havia de mais rápido. Pois é.

Para criar programas que rodavam no browser, você tinha uma opção. CGI. E o tal do Common Gateway Interface sempre funcionou. E pessoalmente, usava ele até pouco tempo atrás. Semana passada na verdade :) .

Com o advento das novas tecnologias web (Rails, Django, e etc…), me atualizei e comecei a trabalhar com elas também. Mas sempre me sentia “preso”. CGI é obsoleto e lento (na maioria das vezes), mas você tem uma flexibilidade incomparável.

Montando um projeto interno da @aedtech, comecei a procurar um ambiente mais… neutro. Algo que pudesse ter a flexibilidade dos CGIs, mas num ambiente mais rápido, eficiente e inteligente. Depois de pesquisar bastante, achei a solução: CherryPy.

CherryPy é um framework HTTP, bem “pythonico”. O que me empolgou é a facilidade, o uso correto e sensato de classes e como o projeto está maduro. A forma mais fácil de descrever como o gostoso de trabalhar com esse framework é mostrar um pouco de código. E segue um snippet direto do site do projeto:

import cherrypy

class HelloWorld(object):
    def index(self):
        return "Hello World!"
    index.exposed = True

cherrypy.quickstart(HelloWorld())

Simples né? Os testes de cientista louco começam hoje, misturando isso com mongoDB, Memcached e outras coisinhas mais :)

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!