8 Sep 2007 anderson   » (Journeyer)

As microcervejarias

Todo apreciador de cerveja gosta de procurar algo diferente e novidades no mercado. Além das marcas tradicionais como Bohemia
e Stella Artois, existem outras marcas que não são conhecidas e amplamente divulgadas na imprensa, mas conquistam aqueles que gostam de uma boa cerveja. As microcervejarias estão se espalhando pelo Brasil e muitas produzem cervejas de excelente qualidade e uma riqueza de variedade, que vão das tradicionais Pilseners até a sabores mais elaborados como Weiss e até mesmo cerveja orgânica, produzida com cevada e produtos sem agrotóxicos. Eu estou sempre a procura de novas marcas nos mercados e até mesmo procurando barzinhos que oferecem produção própria, onde é possível passar ótimos momentos na companhia de amigos e de uma boa bebida.

Eisenbahn

Comecei a tomar gosto pelas microcervejarias quando ministrei uma palestra em Blumenau e um grande amigo (o Caco), que mora naquela cidade, me levou para conhecer a Eisenbahn, que em alemão significa ferrovia. Nunca tinha tomado cerveja tão saborosa e nunca tinha ido a um local que produzia a própria cerveja. Esse local é visita indispensável para quem vai a Blumenau.

Devassa

No Rio de Janeiro conheci outra microcervejaria no bairro do Leblon que é fantástica. Chama-se Devassa, produzem a própria cerveja e basicamente  possuem quatro ‘devassas‘, a Loira (tradicional Pilsener), a Ruiva (Pale Ale), a Negra (Dark Ale) e a Índia (Ale tradicional britânica, com alto teor alcólico). Sentar na mesinha do bar, junto com os amigos, um belo aperitivo e uma devassa como companhia é certamente passar ótimos momentos de happy hour.

Aqui em São Paulo eu encontrei nos supermercado as duas cervejas aqui citadas. Comprei algumas garrafinhas (sim, o preço é um pouco salgado) e acabei de apreciar uma Eisenbahn de trigo (Weiss). Cerveja é algo que não pode faltar na geladeira de quem aprecia essa excelente bebida, desde que não seja cervejas ruins (com as produzidas pela Femsa — Kaiser, Bavária, Sol –  que são péssimas).
Ainda estou a procura de barzinhos em São Paulo que fabricam a própria cerveja, sei que existem vários, mas dica de amigos sempre são bem-vindas. Se alguém souber, a dica será muito bem-vinda e faço o convite aos amigos do software livre, para um bom batepapo e apreciar uma ótima bebida.

Ahh, apreciem cerveja com moderação. Quem entende de cerveja não bebe até cair, mas gosta de aprecisar seu sabor, textura e aromas como uma obra de arte.

Syndicated 2007-09-08 22:39:54 from Christiano Anderson

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!