28 Sep 2007 anderson   » (Journeyer)

O editor Emacs

Outro dia estava com um amigo e ele começou a me perguntar sobre o editor Emacs. Já me viu trabalhando algumas vezes e notou que faço praticamente tudo dentro desse editor com uma produtividade imensa, desde programar, até fazer substituição de arquivos, etc. Curioso, ele resolveu tentar e caiu no mesmo problema da grande maioria das pessoas que entram no Emacs por curiosidade: como mexer nisso aqui?

Confesso que o Emacs é bastante complexo, tem muitas teclas de atalhos e é totalmente flexível em suas configurações, onde você pode personaliza-lo por inteiro alterando inclusive os atalhos padrões. Mas é muito poderoso, quando você aprende a usa-lo, a produtividade aumenta porque é possível fazer tudo em um único lugar.  No começo tive muita dificuldade, mas insisti bastante e hoje é o primeiro aplicativo que instalo quando coloco um GNU/Linux na minha máquina. E sem dúvidas é um dos aplicativos que mais utilizo no dia a dia. Sim, também utilizo o Vim para editar arquivos rápidos e fazer pequenas alterações, mas quando preciso programar, o Emacs é o que vem em primeiro lugar.

Até em resposta a esse amigo, quero divulgar dois links interessantes para quem está começando ou por curiosidade, deseja conhecer o Emacs e entender como funciona. Os links são:

http://www.emacswiki.org/cgi-bin/wiki

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4943

O primeiro é um wiki com muita coisa, sobre Emacs, o segundo, dicas sobre o editor.

Boa diversão! :)

Syndicated 2007-09-28 13:14:47 from Christiano Anderson

Latest blog entries     Older blog entries

New Advogato Features

New HTML Parser: The long-awaited libxml2 based HTML parser code is live. It needs further work but already handles most markup better than the original parser.

Keep up with the latest Advogato features by reading the Advogato status blog.

If you're a C programmer with some spare time, take a look at the mod_virgule project page and help us with one of the tasks on the ToDo list!